You are now visiting our Global professional lighting website, visit your local website by going to the USA website

Arquivos da região

do Ródano

Arquivos da região do Ródano  Lyon, França  

 

Veja como Les Eclaireurs criam um reflexo dinâmico sobre o material dourado dos arquivos da região do Ródano com LED.

Para complementar 
as projeções,


acima da sala de leitura, imaginamos a luz com a capacidade de penetrar o edifício de forma simbólica."

 

Lucas Goy, designer de iluminação em Les Eclaireurs, Lyon, França

Desafio do cliente


Imediatamente a sul da principal estação ferroviária em Lyon, os novos Archives Départementales (Arquivos da região do Ródano) do departamento do Ródano estão a tornar-se parte do centro de negócios de Part-Dieu. Ocupam uma posição estratégica que completa a nova área urbana ao longo das linhas ferroviárias.

A iluminação adequada

 

O Palácio Liechtenstein (Palais Liechtenstein) está situado por trás do Burgtheater, junto à Embaixada do Listenstaine. Não é tão famoso como o seu irmão mais velho, o Jardim do Palácio Liechtenstein (Gartenpalais Liechtenstein) com os seus extensos jardins. Existiam planos para transformar o Palácio num museu mas, no final, optou-se por abri-lo ao público para visitas guiadas, concertos e outros eventos apenas de forma temporária.

A história arquitetónica do edifício é extremamente interessante. Tendo sido iniciada como uma estrutura barroca, foi quase completamente redesenhada num estilo neorrococó opulento e ornamentado, recheado de inovações contemporâneas de alta tecnologia, como um sistema de ventilação, um sistema de comunicação de vários canais, paredes e portas flexíveis e muito mais.

Em 2009, a podpod design foi convidada a desenhar a iluminação para o vestíbulo, a escadaria, as salas representativas e a fachada. “A solução de iluminação para a escadaria barroca não era simplificada porque trata-se de um espaço complexo e interdobrado com várias aberturas e eixos de vista em todas as direções”, explicou Michael e Iris Podgorschek da podpod design. “As luminárias estavam todas posicionadas nas cornijas. Foi utilizada iluminação descendente MASTERColour com refletor para a iluminação geral, enquanto as abóbadas e as numerosas esculturas foram iluminadas através da iluminação com projetores lineares LED e focos LED.”


Os arquitetos Gautier+Conquet, Bruno Dumétier e a Séquences desenharam o edifício com a forma de três belas caixas douradas. Estas caixas albergam todos os documentos armazenados e são um testemunho do valor do seu conteúdo. Acima destas caixas douradas, dois andares com fachadas vidradas proporcionam espaço para escritórios, alojamento do pessoal e salas dedicadas ao processamento de documentos e preparação dos mesmos para armazenamento. Situada entre estes três blocos, no coração do edifício, a sala de leitura atua como um ponto de ligação entre os espaços de arquivo e as salas de conservação. O revestimento dourado do edifício, em liga de cobre e de alumínio "TECU Gold", é um ponto de destaque da paisagem urbana.

 

e-Graze Powercore

Casos relacionados