Mais marcas de

    Revelação

    do edifício

    Palácio Liechtenstein, Viena, Áustria  

     

    Veja como a Podpod desenhou a iluminação para o vestíbulo, a escadaria e a fachada.

    A escadaria
    barroca

    Desafio do cliente

     

    “A solução de iluminação para a escadaria barroca não era simples”, explicou a podpod design.

    A iluminação adequada


    O Palácio Liechtenstein (Palais Liechtenstein) está situado por trás do Burgtheater, junto à Embaixada do Listenstaine. Não é tão famoso como o seu irmão mais velho, o Jardim do Palácio Liechtenstein (Gartenpalais Liechtenstein) com os seus extensos jardins. Existiam planos para transformar o Palácio num museu mas, no final, optou-se por abri-lo ao público para visitas guiadas, concertos e outros eventos apenas de forma temporária.

    A história arquitetónica do edifício é extremamente interessante. Tendo sido iniciada como uma estrutura barroca, foi quase completamente redesenhada num estilo neorrococó opulento e ornamentado, recheado de inovações contemporâneas de alta tecnologia, como um sistema de ventilação, um sistema de comunicação de vários canais, paredes e portas flexíveis e muito mais.

    Em 2009, a podpod design foi convidada a desenhar a iluminação para o vestíbulo, a escadaria, as salas representativas e a fachada. “A solução de iluminação para a escadaria barroca não era simplificada porque trata-se de um espaço complexo e interdobrado com várias aberturas e eixos de vista em todas as direções”, explicou Michael e Iris Podgorschek da podpod design. “As luminárias estavam todas posicionadas nas cornijas. Foi utilizada iluminação descendente MASTERColour com refletor para a iluminação geral, enquanto as abóbadas e as numerosas esculturas foram iluminadas através da iluminação com projetores lineares LED e focos LED.”

    Casos relacionados