História antiga,
iluminação

moderna

Museu Egípcio, Itália

 

Saiba como a iluminação LED para museus está a exibir os artefactos antigos na sua melhor luz.

Uma estátua no Museu Egípcio, Itália, iluminada com focos LED economizadores pela Iluminação Philips

É realmente impressionante
e uma maravilha

   

o facto de que ninguém acredita que esta é uma iluminação LED. Graças aos MASTER LEDspots economizadores, poupamos cerca de 600 euros por mês no Túmulo de Kha e na Estatuaria.”

 

- Eleni Vassilika, Diretor, Museo Egizio, Turim

Uma estátua sentada num trono no Museu Egípcio, iluminada pelos LED com a tecnologia mais recente da Iluminação Philips
Iluminação de uma estátua no Museu Egípcio, Itália, pela Iluminação Philips

Desafio do cliente

 

O Museo Egizio (Museu Egípcio) de Turim está a colocar a história antiga sob as luzes da ribalta. É a principal instituição mundial dedicada à arte egípcia, superada apenas pelo Museu Egípcio do Cairo. Na remodelação das galerias em 2010, o museu necessitava de uma iluminação que pudesse dar a cada obra a atenção que merecia, sem aumentar o calor.

A iluminação adequada 

 

O Museu Egípcio de Turim pode albergar algumas relíquias antigas, mas a tecnologia moderna não lhe é estranha. A gestão do museu comprometeu-se com a Philips para atingir dois objetivos básicos. Em primeiro lugar, a iluminação necessitava de iluminar claramente cada obra sem criar demasiada sombra. Em segundo lugar, a iluminação envelhecida no Statuario (Estatuaria) precisava de ser substituída por uma configuração que pudesse replicar a iluminação existente, desenhada pelo cenógrafo vencedor de três Óscares, Dante Ferretti.

 

A iluminação LED para museus foi posta à prova. A gestão estava hesitante em relação à mudança para LED mas, assim que as luzes foram instaladas, as vantagens não deixaram dúvidas. No Túmulo de Kha, onde existem tantos elementos em exposição, os artefactos ganharam vida com uma luz brilhante de cor quente que minimiza as sombras. Agora, cada obra recebe a atenção que verdadeiramente merece.

 

Na estatuaria, a iluminação anterior complementava as estátuas de forma fantástica. Contudo, os transformadores antigos estavam a falhar e as lâmpadas de halogéneo geravam imenso calor e pó. Com a aprovação de Dante Ferretti, tivemos a possibilidade de utilizar o foco de luz MASTER LED como substituto. O conceito por trás da iluminação não mudou, mas a estatuaria passou a beneficiar de uma composição de cores quentes sem um calor excessivo.

 

A nova iluminação na estatuaria utiliza apenas 150 lâmpadas – menos 80 do que o design de iluminação original. Além disso, as novas lâmpadas utilizam até 80% menos energia e praticamente não geram calor. As despesas de energia do museu foram significativamente reduzidas e, graças à vida útil prolongada do LED, é necessário muito menos tempo em manutenção.

  • MASTER LEDspot LV AR111
    MASTER LEDspot LV AR111
    Oferecendo um feixe de acentuação quente semelhante ao das lâmpadas de halogéneo, a MASTER LEDspot LV AR111 é uma solução adaptável perfeita para aplicações de iluminação focal e g...

Dar entusiasmo
às exposições

A equipa

Eleni Vassilika, Museus egípcios

Cliente

Nicola Polzella, Philips Ilti Luce

Parceiro Philips

Casos relacionados

You are now visiting our Global professional lighting website, visit your local website by going to the USA website