Arquitetura da cidade

esculpir um cenário com luz

Pavilhão de Bilbau, 
Xangai

   

Saiba como a escultura de uma cidade dinâmica ganhou vida com luz.
escultura de luz representa a evolução de Bilbau

Uma obra-prima luminosa 

que permite ao visitante sentir a evolução de Bilbau através de uma visita multimédia e interativa."
expor a evolução urbana de uma cidade com luz
expor a evolução urbana de uma cidade com luz

Desafio do cliente


Na Exposição Mundial de Xangai 2010, a cidade espanhola de Bilbau foi escolhida entre 113 cidades concorrentes como um belo exemplo de desenvolvimento urbano sustentável. Para celebrar este reconhecimento, os representantes de Bilbau criaram uma instalação para explicar a evolução da cidade no evento. Mas, para fazer jus aos feitos de Bilbau, era necessário algo notável para a peça central.
escultura de luz dinâmica

A iluminação adequada

 

A instalação de Bilbau na Exposição Mundial de Xangai 2010, intitulada “Bilbao Guggenheim”, celebrou a transformação notável pela qual a cidade tem passado ao longo dos últimos 25 anos. Ao passar de um estado de deterioração ambiental e de crise industrial para uma das cidades mais atrativas da Europa, Bilbau é um exemplo brilhante de renovação urbana. A peça central da instalação na Exposição, construída pela artista Esther Pizarro, foi uma grande escultura de luz e matéria representativa da arquitetura da cidade.

 

A Philips teve o orgulho de fornecer a luz. A instalação foi desenhada como uma “caixa fechada”, na qual a iluminação ajudou a criar uma experiência cativante. A tecnologia iColor Flex SL foi escolhida para a iluminação dinâmica da escultura, permitindo o controlo individual de cada LED. Os efeitos de cor resultantes, que mudavam e se transformavam à frente dos espetadores, permitiram à artista criar caixas de luzes e redes brilhantes de LED. Com a ajuda de programação informática, estas redes foram utilizadas para criar uma coreografia luminosa que representou a transformação da cidade.

 

O estuário de Bilbau foi recriado com o LED Flexitube Philips. Foram utilizados mais de 80 metros de Flexitube azul brilhante, cortando uma faixa vibrante pela cidade que fez lembrar a forma dos dragões da mitologia chinesa. O controlo dos efeitos de iluminação foi proporcionado pelo controlador Pharos LPC20, que é programado em harmonia com os vídeos projetados nas paredes. O resultado final foi uma mistura deslumbrante de arte e luz.

 

A Philips proporcionou toda a solução audiovisual pronta a utilizar do pavilhão, incluindo os sistemas de iluminação dinâmica, o controlo e programação, os projetores de vídeo, o software de gestão de conteúdos, o equipamento de efeitos sonoros e a preparação da instalação.

Arquitetura da cidade: esculpir um cenário
com luz

A equipa

Câmara Municipal de Bilbau

Artemio Fochs, Carlos Lahoz, Inés Primo de Rivera

Arquiteto

Vitelsa

Instalador

Aceder ao Web site

Esther Pizarro

Designer da maqueta

Casos relacionados

You are now visiting our Global professional lighting website, visit your local website by going to the USA website