Cidade de Leipzig ganha o primeiro prémio na cerimónia de city.people.light de 2014

Novembro 20, 2014

Dubrovnik, Croácia – A cidade de Leipzig, na Alemanha, foi premiada com o primeiro prémio, com o seu projeto de reabilitação urbana da Praça Richard-Wagner, na 12ª cerimónia anual dos prémios city.people.light celebrada no passado dia 7 de novembro em Dubrovnik, na Croácia.

 

Organizada pela Royal Philips, líder mundial em iluminação, e pela Associação Internacional da Iluminação Urbana (LUCI), este prémio anual reconhece os projetos urbanos de iluminação que melhor demonstram os esforços criativos para planear infraestruturas de iluminação sustentáveis, dentro das iniciativas de reurbanização das cidades, para benefício e bem-estar das pessoas que nelas vivem, trabalham ou visitam. Este ano a competição teve participantes dos 5 continentes fazendo do concurso um desafio global.

 

Mr.Rainer Barth, representante da cidade de Leipzig comentou: "Queríamos prestar homenagem às raízes de Leipzig. Por isso, lançámos uma competição urbana pública para redesenhar a iluminação dentro de um processo democrático de decisão. O projeto é um excelente exemplo de como envolver os cidadãos e outras partes interessadas na preparação de um projeto de reabilitação urbana."

 

A Praça Richard Wagner, na qual nasceu a cidade de Leipzig, e onde se instalou o mercado do século X, está cheia de história política e arquitetónica desde a Idade Média até à queda do Comunismo. A sua atmosfera única de iluminação combinada cuidadosamente com a arquitetura da cidade, permite iluminar edifícios, fontes esculturais, e um parque de patinagem com luz quente. Vários interesses foram incorporados no resultado final para criar a atmosfera correta, com moderna iluminação LED, para preservar e dar relevância ao património histórico e combiná-lo com poupança de energia significativa para a cidade.

 

"Philips e LUCI criaram os prémios City.People.Light há mais de uma década para celebrar os projetos de reabilitação urbana mais sustentáveis e que criativamente utilizam luz para melhorar a vida e as experiencias dos cidadãos e visitantes de forma igualitária", disse Vojislav Radovic, Manager Philips de Iluminação Exterior de South District C&EE. “Os projetos submetidos este ano foram de uma qualidade excecional e configuram o novo padrão para as cidades do futuro. O projeto de Leipzig foi, não só inovador, pelo crowd-sourcing de ideias dos cidadãos, pelo embelezamento e segurança na cidade, como também por negociar o delicado equilíbrio entre a herança da cidade e a inovadora tecnologia de iluminação.

 

O Plano Diretor de Iluminação é a base para a criação das cidades habitáveis

 

Um Plano Diretor de Iluminação é uma ferramenta indispensável para que as cidades do século XXI, sejam consideradas realmente habitáveis. É o único documento onde se contempla, a estratégia luminária da cidade, através de desenhos apropriados que conjugam os aspetos quantitativos-funcionais da luz, como são aqueles que permitem ver e sentir-se seguro nas cidades pela noite, com os qualitativos-emocionais, como são aqueles que conseguem criar atmosferas e ambientes apropriados, promover as cidades, inovar, estimular e interagir com os cidadãos. 

 

É por isso, que nestes prémios City.People.Light, o júri avaliará sempre, de forma positiva, em todas as candidaturas que se apresentem no certame, o conhecimento da estratégia da cidade contemplada no seu Plano Diretor de Iluminação, e que cuide ao máximo o aspeto das pessoas de City People Light, mostrando como os cidadãos participam cada vez mais nestes projetos estratégicos do futuro urbano.

 

Segundo prémio: Ciclovia suspensa, Ponte “Serpente” para Bicicletas, Copenhaga, Dinamarca (Bicycle snake bridge, Copenhagen, Denmark)

A ciclovia suspensa para bicicletas é uma ponte escultural exclusivamente para ciclistas. Trata-se de um passeio único e emocionante sobre o nível do mar, separando os ciclistas dos peões, deixando o cais abaixo. À noite, a ponte está ligeiramente iluminada com projetores incorporados no corrimão que enriquecem visualmente a área. O júri deste ano ficou impressionado com a reduzida iluminação utilizada, sem consumo adicional de energia para criar os efeitos de iluminação e evitando o brilho intenso.

 

Terceiro prémio: Place du Château, Estrasburgo, França (Place du Château, Strasbourg, France)

Place du Château é uma icónica praça próxima à Catedral de Notre Dame. Este projeto fez-se para transformá-la num ponto marcante da "Grande- Île", um lugar que é Património Mundial da UNESCO. O júri mostrou-se impressionado pela incorporação de luz nas superfícies vertical e horizontal, um desafio que foi executado de uma forma única, sofisticada e excecional. O rigoroso e largo processo de preparação envolvendo aos cidadãos incluiu conferências, visitas guiadas, workshops e questionários, o que deu credibilidade ao resultado final.

 

Para mais informação sobre os vencedores e outros nomeados aos prémios city.people.light deste ano, visite http://www.lighting.philips.com/main/education/city-people-light

Para mais informação:

Ángeles Barrios

Philips Ibérica

Directora de Comunicación, RR.PP. y RSC

Tel: 915669040

angeles.barrios@philips.com

 

Jordi Manrique

Philips Ibérica

Comunicación, RR.PP. y RSC

915669306

jordi.manrique@philips.com

.

Sobre a Royal Philips Electronics

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa cujas atividades cobrem todos os aspetos de Cuidado de Saúde e Bem-estar, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas através das inovações nas áreas de Consumo e Estilo de Vida, Cuidados de Saúde e Iluminação. Com sede na Holanda, a Philips tem um volume de negócios de 23.300 milhões de Euros em 2013 e emprega aproximadamente 115.000 funcionários em mais de 100 países. A companhia é líder global em cuidados críticos e problemas cardíacos, telemonitorização, em soluções para iluminação baseada na eficiência energética e novas aplicações de iluminação, bem como uma sólida posição de liderança no barbear, cuidados pessoais e saúde oral. Para conhecer as últimas notícias sobre a Philips consulte o site: www.philips.pt

.