Nunca mais perca um sinal: A Philips Lighting e a Ericsson lançaram uma nova luz de rua conectada para o mercado europeu, com conectividade de banda larga 4G/LTE incorporada

24 de fevereiro de 2017

Com o novo ponto de poste de iluminação da Philips, as cidades beneficiam de iluminação LED energeticamente eficiente e de conectividade de banda larga LTE/4G sem congestionar a paisagem urbana

 

Mobile World Congress, Barcelona, Espanha – A Philips Lighting (ticker da Euronext Amsterdão: LIGHT), líder global em iluminação, e a Ericsson (NASDAQ: ERIC) apresentaram hoje em conjunto um novo poste inteligente, o ponto de poste de iluminação estreito da Philips, concebido inicialmente para as cidades europeias. O ponto de poste de iluminação da Philips combina a iluminação LED energeticamente eficiente da Philips com a tecnologia avançada de pequenas células da Ericsson, que fornece conectividade de banda larga de alta velocidade.

O ponto de poste de iluminação da Philips assemelha-se ao formato familiar do poste de iluminação de rua utilizado em toda a Europa, tornando-o numa adição discreta à paisagem urbana, que aumenta a cobertura de rede LTE1/4G. O tamanho compacto foi possível graças às antenas desenvolvidas em colaboração integradas nos postes de iluminação e à tecnologia de rádio exterior de pequenas células da Ericsson.

 

Com a previsão de crescimento do tráfego de dados em 9 vezes até 20202, as operadoras de redes móveis estão com dificuldades na aquisição de novas estações rádio-base em áreas públicas, para fornecerem a melhor cobertura e capacidade de banda larga possível aos clientes. Através do aluguer do espaço nos postes inteligentes, as operadoras podem densificar as respetivas redes para que os cidadãos possam desfrutar de ruas iluminadas com segurança e de melhor capacidade de dados para smartphones.

 

Nishant Batra, Responsável por Produtos de Infraestrutura de Rede da Ericsson, afirma: "O ponto de poste de iluminação da Philips, com a tecnologia de pequenas células da Ericsson totalmente integrada, permite que as operadoras de redes móveis implementem dezenas ou centenas de estações rádio-base de forma rápida e fácil, possibilitando a atualização de grande áreas com um mínimo de perturbação, fornecendo simultaneamente conectividade e cobertura para aplicações no exterior aos seus subscritores."

 

O ponto de poste de iluminação da Philips integra-se em qualquer paisagem urbana com um impacto visual mínimo e encontra-se disponível em várias alturas, cores e estilos. Podem ser colocados diferentes tipos de luminárias em diferentes posições e alturas no poste para manter um padrão de iluminação consistente nas ruas. Isto também significa que podem ser acrescentadas para complementar postes de iluminação existentes sem necessidade de renovar toda a área. A iluminação também pode ser controlada remotamente utilizando o sistema de gestão de iluminação de rua Philips CityTouch, baseado na nuvem, que ajuda a potenciar eficiências energéticas adicionais.

 

"A transformação digital dos espaços públicos está a acelerar rapidamente - desde centros históricos urbanos a bairros ou a grandes áreas urbanas. Os líderes atuais pretendem responder às necessidades das pessoas que servem através da criação de ambientes conectados protegidos que sejam inteligentes e eficientes hoje, e que aproveitem as tecnologias emergentes no futuro", afirmou Christoph Herzig, Responsável de Venture na Philips Lighting. "A iluminação de rua tem o potencial para se tornar numa rede sem fios de alto desempenho e generalizada, que é essencial para a transformação digital de qualquer cidade. Pense nela como o imobiliário digital que pode ser alugado."

 

Además de servicios de red de banda ancha, los postes de luz pueden alojar otros equipos para una amplia gama de aplicaciones de Internet de las cosas (Internet of Things, IoT). Esto permite a las ciudades y a los proveedores de red proporcionar capacidades inteligentes y avanzadas que van más allá de la iluminación, incluidos sensores.

 

Para além dos serviços de rede de banda larga, os postes de iluminação podem integrar outros equipamentos para uma vasta gama de aplicações da Internet das Coisas (IoT - Internet of Things). Isto permite que as cidades e as operadoras de rede forneçam capacidades inteligentes e avançadas que vão além da iluminação, incluindo sensores.

 

As duas primeiras demonstrações do ponto de poste de iluminação estreito da Philips estão instaladas próximo da Fira Barcelona, em cooperação com o município de L’Hospitalet de Llobregat.  Em 2016, as cidades americanas de Los Angeles e San Jose implementaram postes inteligentes da Philips Lighting e da Ericsson para disponibilizar novos serviços e valor aos residentes, negócios e visitantes.

 

1 Red LTE, Long Term Evolution network (Evolución a largo plazo)

2 Según Ericsson Mobility Report 2016

Para mais informações, contacte:

Jordi Manrique

Philips Lighting Spain and Portugal

Tel: +34 672 221 958

jordi.manrique@philips.com

 

Mafalda Gomes e Frederico Seruya

Porter Novelli

Mafalda.gomes@porternovelli.pt | 21 313 61 07

Frederico.seruya@porternovelli.pt | 21 313 61 00

Eeva Raaijmakers

Philips Lighting, Global

Tel: +31612350597

E-mail: eeva.raaijmakers@philips.com

 

Ericsson

Media Relations
Tel: +46107196992

E-mail: media.relations@ericsson.com

Sobre a Philips Lighting

A Philips Lighting (Euronext Amsterdam ticker: LIGHT), é líder global em produtos, sistemas e serviços de iluminação e apresenta soluções inovações que abrem novas perspetivas de valor comercial e  proporcionam experiências enriquecedoras aos utilizadores e contribuem para melhorar a sua qualidade de vida.  Servindo os mercados profissionais e de consumo, lideramos o setor potenciando a Internet das Coisas para transformar casas, edifícios e espaços urbanos. Com vendas de 7.100 milhões de euros em 2016, temos cerca de 34.000 colaboradores em mais de 70 países. Mais informações em
http://www.newsroom.lighting.philips.com

Sobre a Ericsson

A Ericsson é líder mundial em tecnologias e serviços de comunicações, com sede em Estocolmo, Suécia. A nossa organização consiste em mais de 111 000 especialistas que forneceram a clientes em 180 países soluções e serviços inovadores. Em conjunto, estamos a construir um futuro mais conectado em que toda a gente e qualquer indústria tem a possibilidade de atingir o todo o seu potencial. As vendas líquidas em 2016 foram de 222,6 mil milhões SEK (24,5 mil milhões de dólares americanos). A Ericsson está cotada na bolsa NASDAQ OMX em Estocolmo e no NASDAQ em Nova Iorque. 

 

www.ericsson.com
www.ericsson.com/news
www.twitter.com/ericssonpress
www.facebook.com/ericsson
www.youtube.com/ericsson