Mais marcas de

Ligação

ao futuro

do design de escritório

No The Edge, um sistema de iluminação conectada de última geração da Philips ajuda a criar um ambiente mais confortável, produtivo e sustentável que serve de inspiração para designs de edifícios sustentáveis em todo o mundo.

Este inovador e marcante edifício no bairro empresarial de Zuidas, em Amesterdão, foi criado pela OVG Real Estate. É um edifício de escritórios inovador, com 40 000 m2, que alberga vários arrendatários, inaugurado em 2015, e que tira partido da tecnologia inovadora para apoiar um trabalho flexível e baseado na atividade, os mais elevados padrões de sustentabilidade e conhecimentos inovadores baseados em dados para permitir a gestão mais eficiente das instalações.

Práticas de design sustentável
e eficaz para 
melhorar o espaço de trabalho

Em colaboração com os principais arrendatários, a Deloitte e a AKD, Babette Bouman liderou o trabalho de design de interiores no edifício The Edge. Com o compromisso com a inovação e a utilização de análises de dados avançadas por parte da Deloitte para criar ambientes eficazes e sustentáveis, Bouman recebeu carta branca para o design da totalidade do ambiente dos escritórios. O seu conceito incluía plantas de pisos inteligentes para aumentar o conforto e a eficiência dos funcionários, espaços de trabalho flexíveis e a utilização de materiais amigos do ambiente.

 

Uma parte fundamental do design totalmente sustentável dos escritórios é

um sistema de iluminação conectada inovador da Philips Lighting. O sistema integra várias tecnologias de ponta para melhorar a flexibilidade do conceito de escritório open space, ao permitir que os funcionários personalizem a iluminação e a temperatura dos seus espaços de trabalho mediante uma aplicação para smartphone especialmente criada para o efeito.

 

Na Deloitte, a inovação é a nossa maior prioridade e queremos que os nossos funcionários  criem um ambiente mais intuitivo, confortável e produtivo."

- Erik Ubels, CIO da Deloitte nos Países Baixos

Controlo e eficiência

O sistema também disponibiliza aos gestores do edifício dados históricos e em tempo real sobre as operações e atividades do sistema no ambiente iluminado. Estes dados fornecem-lhes as informações de que necessitam para criar uma experiência de primeira qualidade para os funcionários, maximizar a eficiência operacional e reduzir as emissões de CO2 do edifício.

Os designers mantiveram três objetivos fundamentais em mente ao definirem o sistema de iluminação conectado. Tinha de se integrar perfeitamente no edifício como um todo, permitir soluções personalizadas especificamente criadas para o ambiente único do The Edge e fornecer interfaces inteligentes que permitissem aos utilizadores individuais do edifício controlar o ambiente sem problemas.

Iluminação conectada no The Edge
em números

infografia das luminárias e do edifício

6500

 

luminárias em 15 pisos

Infografia de iluminação conectada

3000

 

luminárias com sensores integrados

Infografia de PoE (Power over Ethernet)

750

 

Interruptores de PoE para fornecer conectividade e energia

infografia de poupança energética esperada no The Edge

€100 000

 

Poupança esperada em custos energéticos e de 1,5 milhões de euros em custos de utilização do espaço

Viver com a iluminação conectada

O sistema de iluminação conectada da Philips no The Edge usa quase 6500 luminárias LED conectadas, distribuídas ao longo dos 15 pisos do edifício. Com sensores integrados, software de gestão da iluminação e outras tecnologias, o sistema funciona como um caminho de informação, capturando, armazenando e distribuindo informações ao longo do espaço iluminado.

 

O sistema utiliza a tecnologia Power-over-Ethernet (PoE) para ligar os equipamentos de iluminação de escritório Philips à rede informática do edifício. Com a PoE, os cabos Ethernet são usados para enviar tanto energia como dados para as luminárias, eliminando a necessidade de cablagem de alimentação separada, o que resulta numa poupança impressionante em custos de instalação e construção. Naturalmente, a iluminação LED também é conhecida pelo seu baixo consumo de energia, pelo que a poupança de energia estava implícita desde o primeiro dia.

Infografia de iluminação conectada

 

Vemos o nosso escritório como elevando a fasquia em termos de análise de dados, ao fornecer perspetivas totalmente novas sobre o uso do espaço de escritório. Assim, podemos ver como é possível reduzir as emissões de CO2 dos edifícios e criar um mundo mais sustentável.”"

- Erik Ubels, CIO da Deloitte nos Países Baixos

As luminárias conectadas do sistema partilham dados sobre o respetivo estatuto e operações com o software de gestão de iluminação Philips Envision executado no ambiente informático. Os gestores das instalações podem utilizar o software para capturar, visualizar e analisar estes dados, o que lhes permite monitorizar o consumo de energia e agilizar as operações de manutenção.

 

Os sensores integrados captam dados anónimos sobre a ocupação, a temperatura e a humidade da sala, que os proprietários do edifício podem utilizar para detetar com precisão o fornecimento de iluminação e outros recursos, tais como aquecimento/arrefecimento e limpeza, para maximizar a eficiência energética. Os níveis de luz, HVAC e limpeza podem ser reduzidos nas áreas com ocupação reduzida, por exemplo, poupando tempo, custos e energia.

Preferências pessoais
para o conforto no espaço de trabalho

Entretanto, cada funcionário pode usar as funcionalidades conectadas do sistema para criar um espaço verdadeiramente pessoal para si próprio. As luminárias conectadas utilizam comunicações por luz visível (VLC, Visible Light Communication) para possibilitar a personalização e outros serviços aos funcionários no espaço iluminado. A VLC envia um código especial através do próprio feixe de luz LED. A câmara do smartphone do funcionário pode receber o código, registando a sua localização exata no edifício.

Com uma aplicação para iPhone especialmente concebida para o The Edge, o funcionário fica com a possibilidade de controlar a iluminação sobre a sua secretária, mesmo num espaço tipo escritório open space. Os funcionários podem também utilizar a aplicação para regular a iluminação e a temperatura nas salas de reuniões de acordo com as suas preferências individuais.

"O conceito de espaço de trabalho ágil dá prioridade à flexibilidade, tal como este sistema de iluminação. O sistema de iluminação conectada e a aplicação para iPhone dedicada permitem-lhe controlar o seu clima e a sua iluminação, consoante a sua preferência naquele dia."

- Babette Bouman, Arquiteta, Fokkema & Partners

Na vanguarda
com a iluminação conectada

O sistema de iluminação conectada da Philips instalado no The Edge é, muito simplesmente, o primeiro sistema completo do género em qualquer parte do mundo. Ilumina o edifício, mas também comunica e interage com o ambiente deste. A vida no escritório torna-se uma experiência envolvente, os funcionários tornam-se participantes ativos na personalização do espaço que os rodeia e o edifício torna-se num local mais convidativo para trabalhar.

 

O sistema é líder mundial em termos de práticas sustentáveis e ambientes de trabalho interativos e centrados no ser humano, tendo sido criado em conjunto pela OVG, a Deloitte e a Philips. Annemarie van Doorn, diretora do Dutch Green Building Council, subscreve de alma e coração este esforço. “A OVG criou um edifício de escritórios exemplar que ultrapassou todos os outros que já classificámos no mundo inteiro”, afirma van Doorn.

 

A nossa esperança é que outros construtores sigam este exemplo e se esforcem  para criar edifícios inovadores que possam rivalizar com o The Edge, em Amesterdão."

- Annemarie van Doorn, Dutch Green Building Council


Saiba mais sobre a forma como o sistema de iluminação conectada da Philips no edifício The Edge revolucionou o trabalho flexível, enquanto a arquiteta Babette Bouman faz uma visita guiada à FutureOffice neste curto vídeo.

sdfgdfg

Artigos relacionados

Explorar as tendências principais e as ideias mais recentes  para mudar o local de trabalho atual

FutureOffice

Saúde e bem-estar

Veja de que forma o conforto no local de trabalho pode manter as pessoas saudáveis, felizes, motivadas e produtivas.
Ler mais
Infografia saúde e bem-estar
Infografia Espaços de trabalho baseados na atividade

Interação e experiência

Veja de que forma a revolução digital mudou a forma como trabalhamos.

Ler mais

Edifícios ecológicos

Saiba mais acerca da abordagem de economia circular e do verdadeiro "significado da ecologia" no escritório dos nossos dias.
Ler mais
Infografia edifícios ecológicos