Mais marcas de

Tendências principais para a criação de

um ótimo local de trabalho

A FutureOffice falou com Charles Fair da Great Place To Work e com Babette Bouman, Arquiteta e Designer, sobre a forma como o design de locais de trabalho inteligentes está a criar novas formas de trabalhar, ao manter os funcionários envolvidos, ativos, saudáveis e felizes, e ao tornar os negócios mais produtivos.

Tempos de transformação

A compilação de uma lista anual de “Ótimos locais para trabalhar” significa que Charles Fair verifica regularmente de que forma a criação de espaços de trabalho cuidadosamente desenhados pode produzir ótimos resultados e assinala facilmente a sua crença de que “Estamos à beira de uma mudança geracional no trabalho e na estrutura organizacional e design”.

 

O escritório do futuro

Bouman profetiza também acerca do futuro e crê que os conceitos de trabalho ágil e as inovações nas tecnologias interativas poderão até significar o fim da secretária como a conhecemos: “Se tivermos um ambiente de trabalho relacionado com a atividade, podemos escolher o local onde nos queremos sentar. Acho que o escritório do futuro será mais parecido com os locais de reunião, cafetarias ou um local agradável para nos encontrarmos com os colegas para conversar e colaborar”.

 

É impulsionado pela cultura da geração Y, a próxima geração que está a chegar e é muito motivada por valores e muito colaborativa. Se juntarmos a isto a nova tecnologia disponível, coisas como o big data, a Internet de tudo, todas estas coisas estão a começar a ser transmitidas de uma forma que vai transformar imenso o local de trabalho”.


- Charles Fair 

Espaços inspiradores

Bouman liderou o trabalho do design de interiores no The Edge, um novo espaço inovador de escritórios recentemente aberto em Amesterdão. Em todo o edifício foram criados espaços de trabalho inspiradores, locais para refletir, pensar, colaborar e criar. O seu conceito incluía plantas de pisos inteligentes para aumentar o conforto e a eficiência dos funcionários, espaços de trabalho flexíveis e a utilização de materiais amigos do ambiente.

“O que nós, na Fokkema & Partners, tentamos sempre fazer é encontrar o óbvio, mas inesperado para as pessoas. Tentamos sempre encontrar o espaço adicional dentro do edifício”. A ideia de que os funcionários usam todos os aspetos e áreas do edifício é fundamental para o design. Os “open spaces” situam-se em redor de um vasto átrio banhado por luz natural. No seu centro encontra-se uma cafetaria onde decorrem reuniões e discussões, trabalhando a uma mesa ou no bar em vez de o fazer numa secretária tradicional.

“Realizámos imensos workshops para os convencer de que não é assustador sair da secretária e que existem muitas oportunidades de ir trabalhar para outro local do edifício e terminar o trabalho de uma forma melhor, mais agradável e mais eficiente.”

 

- Babette Bouman

Conflito de gerações

Fair concorda que o envolvimento dos funcionários é crucial para alterar a cultura, e que as práticas de trabalho são essenciais. Agora, temos uma mão-de-obra multigeracional e existem fontes de conflito. Parte destes conflitos surgem em redor da tecnologia e dos hábitos de trabalho, por isso, envolver os funcionários no design do escritório é essencial no trabalho baseado na atividade, uma vez que cada geração terá diferentes exigências.

Os “baby boomers” mais velhos poderão estar mais virados para um espaço tranquilo onde podem fazer o seu trabalho, ao passo que os jovens da geração Y cresceram a trabalhar de forma colaborativa, pelo que ficarão mais felizes a trabalhar de forma aberta, pois conseguem aguentar o ruído de fundo.

 

É necessário descobrir o que os diferentes grupos e cargos querem e, depois, criar uma variedade de espaços de trabalho onde todos possam desenvolver um padrão de trabalho que mais lhes agrade”.

 

- Charles Fair

infografia trabalho baseado na atividade

Comunicação e colaboração

“A partilha colaborativa vai ser o motor do crescimento da economia e as gerações mais recentes cresceram a fazê-lo, é o que sempre conheceram”, acrescenta Fair.

 

Ao oferecer flexibilidade, é provável que haja mais comunicação e colaboração à medida que os membros das equipas se movimentam pelo espaço de trabalho. Ao disponibilizar uma variedade de espaços concebidos para tarefas específicas, como o trabalho em silêncio, “brainstorming”, reuniões e apresentações, os funcionários poderão concentrar-se melhor e produzir resultados de maior qualidade.

A luz correta

A luz certa é também um fator importantíssimo, salienta Fair, não só para melhor se adaptar à tarefa, mas também às diferenças geracionais. “É realmente importante conseguir a iluminação certa, o equilíbrio de cores; são necessários todos os comprimentos de onda para recriar a luz natural diurna."

Criar um ambiente de escritório que maximiza a luz natural incorporando átrios de vidro, paredes de janelas, claraboias no telhado, etc., são ótimas características de design. A iluminação moderna pode também imitar a luz natural diurna e pode ser mudada de acordo com a hora do dia e a estação do ano para melhorar o bem-estar.

Conforto e controlo
Bouman prossegue explicando como o conforto pessoal foi maximizado com a capacidade de controlo e de flexibilidade da iluminação e da temperatura, mesmo num “open space”, através da aplicação para iPhone de Controlo Pessoal da Philips, especialmente concebida para ser utilizada no The Edge.

Existem também outras grandes vantagens. O sistema de iluminação ligado faz com que os funcionários possam localizar colegas no edifício em tempo real, verificar a disponibilidade de salas e encontrar facilmente o caminho de um local para outro.

 

O conceito de espaço de trabalho ágil dá prioridade à flexibilidade, tal como este sistema de iluminação. Deste modo, se o sol brilhar com intensidade, pode suavizar tudo à sua volta para criar uma forma de trabalhar mais confortável, onde quer que esteja no edifício."


- Babette Bouman 

Saudável através do design

O bem-estar dos funcionários é também um ponto importante na agenda tanto para Fair como Bouman. É um princípio fundamental que influencia o design. Caminhar e mover-se regularmente é essencial para a nossa saúde e bem-estar e está provado que melhora a produtividade.

No The Edge, as escadas de “tirar o fôlego” estão no centro do cenário, enquanto os elevadores estão ocultos, o que leva a mais atividade e melhora a mudança cultural de que mover-se é uma boa forma de trabalhar. Fair concorda: “Secretárias para estar de pé, ou onde nos podemos mover, vejo muito mais deste tipo à medida que as empresas se apercebem de que as pessoas precisam de estar móveis e ativas para se manterem atentas e criativas, ao passo que estar sempre sentado não é bom para a saúde.”

O encorajamento ativo de um maior movimento contrapõe-se ao manter-se sentado e sedentário e promove os benefícios do trabalho colaborativo. É mais do que ter um escritório móvel, é planeado e está a tornar-se inerente ao design do espaço de escritório e à infraestrutura do edifício.

 

Penso que pode ser verdade que podemos estar perante o fim da secretária como a conhecemos."

 

- Babette Bouman

Infografia caminhar 10 000 passos por dia

Diz-se que caminhar 10 000 passos por dia melhora significativamente a saúde.

Criar a animação
Se o The Edge é um testemunho do fim do trabalho à secretária tal como o conhecemos, os funcionários e os gestores do edifício parecem apreciá-lo. “Estamos muito satisfeitos com o design e o conceito, tal como os arrendatários e os trabalhadores”, afirma Bouman.
“O próprio edifício funciona. Sentimos a animação e vemos que toda a gente está feliz. Quando vemos as pessoas sentadas perto das áreas de café, fora dos seus espaços de trabalho, e vemos todas as características do edifício a funcionar muito bem, conseguimos perceber que o The Edge tem sido um sucesso até ao momento.”

Artigos relacionados

Explorar as tendências principais e as ideias mais recentes para mudar o local de trabalho atual

FutureOffice

Saúde e Bem-estar

Veja de que forma o conforto no local de trabalho pode manter as pessoas saudáveis, felizes, motivadas e produtivas.
Ler mais
Infografia saúde e bem-estar
Infografia edifícios ecológicos

Edifícios ecológicos

Saiba mais acerca da abordagem de economia circular e do verdadeiro "significado da ecologia" no escritório dos nossos dias.

Ler mais

Conectividade

Descubra de que forma a tecnologia perfeita de um "edifício inteligente" pode otimizar o seu escritório.
Ler mais
Infografia conectividade