Mais marcas de

Provavelmente o
edifício mais sustentável
do mundo

Este marcante edifício foi criado pela OVG Real Estate e abriu as suas portas em 2015 no bairro empresarial de Zuidas, em Amesterdão. É um edifício de escritórios inovador, com 40 000 m2, que alberga vários arrendatários e dispõe de uma série de funcionalidades de sustentabilidade e tecnologia de gestão de instalações de ponta. A FutureOffice falou com o Fundador e CEO da OVG, Coen van Oostram, e com a equipa da Philips para saber mais.

 

Esta inovadora abordagem à promoção imobiliária de escritórios por um proprietário de um edifício, um promotor e um arrendatário, resultou na atribuição da qualificação de “Outstanding” (Excelente) da BREEAM – o método de design e avaliação líder mundial para edifícios sustentáveis – ao The Edge. Na realidade, a sua classificação de 98,36% é a mais elevada alguma vez conferida.

infografia de prémio BREEAM mais alto

Para promover e construir uma inovação realmente sustentável deste tipo, a Deloitte tem de a querer, a OVG tem de se atrever a assumi-la e a Philips tem de a fazer acontecer.”

 

- Kevin Raaijmakers, Gestor de Marketing, Philips

 

Três dimensões para tornar um
edifício de escritórios sustentável

Coen prossegue explicando de que forma as medidas de poupança energética e geração de energia e o uso de materiais sustentáveis que irão durar o máximo possível foram os pilares no centro do design do edifício.

 

“Para a fachada, tudo foi feito para a isolar o mais possível, além de outras centenas de medidas sustentáveis”
Coen van Oostram, Fundador e CEO, OVG.

 

As medidas descritas por Coen incluem milhares de metros quadrados de painéis solares, armazenamento de energia térmica em aquíferos para responder a todas as necessidades de aquecimento e arrefecimento do edifício, recolha de água das chuvas e um imponente átrio de 15 andares com entrada de luz natural de última geração e ventilação natural.

 

Tentámos criar um edifício com a pegada de carbono e o impacto ambiental o mais pequenos
possível”.

 

- Kevin Raaijmakers, Gestor de Marketing, Philips

A terceira dimensão, segundo Kevin, é analisar os dados gerados pelos sensores e pelas pessoas no edifício. “A aplicação baseou-se no sistema de iluminação conectada com trabalhos com a infraestrutura informática, recolhendo dados sobre a utilização do edifício para fornecer dados de alta qualidade para a equipa de gestão das instalações. Em seguida, podem utilizar as informações para efetuar ajustes e previsões para aumentar a eficiência e sustentabilidade do edifício”.
Infografia de luz e dados

Pensamento no futuro
para além da neutralidade de carbono

Porém, o pensamento avançado não se detém aqui: a equipa por detrás do The Edge já está a pensar de que forma as construções de escritórios sustentáveis podem ir mais longe. Este edifício recebeu uma classificação de BREEAM e atingiu a pontuação mais elevada de sempre, pelo que podemos dizer que é o edifício mais sustentável do mundo. Porém, é necessário ter parceiros, não se podem fazer as coisas da forma tradicional. Este edifício teve uma pontuação de 98,36 no índice de sustentabilidade, por isso, estamos quase lá. Mas podemos ir muito mais além dos 100 por cento.

 

No futuro, os edifícios não serão apenas neutros em termos ambientais, mas também absorverão CO2, pelo que serão amigos do ambiente e fornecerão energia”.

 

- Jim Stolze, Escritor e empreendedor

Veja a entrevista em vídeo com Kevin e Coen aqui e, para saber mais acerca da vida no The Edge, leia o nosso artigo “Ligação ao futuro do design de escritórios” ou, para uma abordagem mais sustentável ao design de escritórios, leia os nossos artigos “O promotor mais ecológico” e “O significado da ecologia”.
The Edge, Amesterdão

Artigos relacionados

Explorar as tendências principais e as ideias mais recentes para mudar o local de trabalho atual

FutureOffice

Saúde e Bem-estar

Veja de que forma o conforto no local de trabalho pode manter as pessoas saudáveis, felizes, motivadas e produtivas.
Infografia saúde e bem-estar
infografia de interação e experiências

Interação e experiência

Veja de que forma a revolução digital mudou a forma como trabalhamos

 

Ler mais

Conectividade

Descubra de que forma a tecnologia integrada de um "edifício inteligente" pode otimizar o seu escritório.

Ler mais
Infografia conectividade