Mais marcas de

Caminhe sem preocupações

Prevenir acidentes

 

A luz branca não só nos faz sentir mais seguros, como também pode reduzir a probabilidade de acidentes de viação. Investigações recentes mostram que a luz branca ajuda também os peões, dado que é menos provável que tropecem em obstáculos ou em superfícies irregulares de passeios.

Um olhar mais atento para uma luminária de poste numa rua iluminada com luz branca Philips

Um olhar científico sobre a luz branca

 

O Lighting Research Center em Troy, Nova Iorque, investigou se a luz branca melhora a visão periférica dos condutores. Foi colocada uma barreira especial na berma de uma reta, que simulava o movimento de aproximação e afastamento da estrada. 13 pessoas realizaram uma série de testes durante o dia e à noite com a estrada iluminada por CosmoWhite e lâmpadas de sódio amarelas.

 

Foram realizados 686 testes separados no total, com a deslocação da placa em padrões aleatórios. Quando a placa se afastou da estrada, esperava-se que os condutores acelerassem. Quando a placa se aproximou da estrada, esperava-se que o condutor travasse.

Luz branca Philips ilumina de forma eficaz uma rua

Investigação reveladora

 

Os resultados mostraram que existe uma diferença significativa em termos estatísticos nos tempos de resposta entre a luz branca e a amarela para travagem e aceleração. Em ambos os casos, o tempo de resposta com a luz branca foi menor, sugerindo que os condutores podem ver o objeto na estrada mais rapidamente sob a luz branca.

Rua congestionada numa zona residencial iluminada pela Philips

A ciência por detrás da história

 

Para ver um objeto, deve existir uma determinada diferença de luminância (ou seja, contraste) entre o objeto e o respetivo fundo. O limiar de deteção de contraste é a diferença mínima necessária para o olho humano distinguir o objeto, sem necessariamente conseguir identificar a cor ou os detalhes.

 

Um limiar de contraste mais baixo significa que é mais fácil detetar um objeto. Os testes mostraram que a luz branca dá um limiar de luminância inferior ao da luz amarela, especialmente com baixos níveis de luz. Isto significa que é mais fácil ver pessoas e outros objetos com a luz branca. Consequentemente, o baixo limiar de luminância de luz branca contribui para uma maior segurança para os condutores e outros utentes da estrada.

Zona residencial bem iluminada com a luz branca Philips