A iluminação em espaços públicos:
Projetos mais que rentáveis 

A iluminação em espaços públicos


Na Philips Lighting, temos participado em bastante projetos, criando parcerias com diferentes instituições e organizações sem fins lucrativos com o objetivo de integrar produtos de iluminação únicos e eficazes em infraestruturas e instalações, o que permitiu várias contribuições tangíveis e significativas no domínio público.

Estas instalações de iluminação servem para muito mais do que proporcionar luz. Em muitos casos, aumentam o turismo ao incentivar o desenvolvimento económico, atribuindo à comunidade um sentimento de orgulho e revitalizando bairros que, a priori, poderiam ser menos atrativos nas cidades.

Para melhor compreender o impacto global destes projetos de iluminação, a Philips Lighting contratou a Boyette Strategic Advisors para a realização de uma avaliação de impacto e a análise de várias instalações. 

O estudo inclui uma revisão do valor e dos benefícios que estes projetos de iluminação têm numa comunidade, incluindo a forma como uma exibição de iluminação arquitetural pode desenvolver ações conjuntas público-privadas, melhorar o compromisso público, promover o compromisso de uma cidade sustentável, aumentar o turismo, reforçar as relações com os sócios, etc.

 

Os projetos analisados pela Boyette Strategic Advisors são os seguintes:

 

• River Lights in the Rock, Little Rock, Arkansas 

• The Bay Lights, São Francisco, California 

• Gateway Community College Faces, New Haven, Connecticut 

• District Hall, Boston, Massachusetts

Alguns valores importantes referentes ao estudo de todos estes projetos:

 

  • Os projetos analisados representam um investimento conjunto total de mais de 15 milhões de dólares
  • A instalação de River Lights in the Rock, em 2013, foi utilizada para promover convenções em Little Rock com mais de 60 mil participantes, tendo um impacto turístico de 19 milhões de dólares
  • A instalação de Gateway foi reconhecida com dois prémios: Prémio da Inovação do Controlo de Iluminação e Prémio CodaWorx de Mérito pela Educação
  • O District Hall de Boston forneceu um espaço de eventos em espécie avaliado em mais de 2 milhões de dólares
  • A cobertura pelos meios de comunicação do Bay Lights na Califórnia surge referenciada em artigos da CNN e NPR, assim como no New York Times, o Wall Street Journal e a Forbes. Todos estes meios têm um alcance combinado de mais de 150 milhões de assinantes. Além disso, a revista Hemisphere contabilizou a impressão de mais de 500 mil milhões de cópias num período de seis meses

O projeto resulta do aproveitamento por parte das organizações e das cidades das suas instalações de iluminação, sendo obtido um maior impacto. Se maximizar a exposição da instalação através de ações de marketing, meios de comunicação e meios sociais, obterá um impacto social e cultural mais amplo, o qual conduz, assim, a um impacto económico, produto dos investimentos no turismo e no desenvolvimento económico. 

 

Diariamente, cada vez mais cidades constatam a importância da luz para além da sua utilização funcional. A iluminação está a ser convertida numa ferramenta para impulsionar a participação da comunidade, promover a saúde e o bem-estar, revitalizar áreas anteriormente degradadas, etc.

Efetivamente, não é preciso olhar para o outro lado do oceano para encontrar exemplos. Em Toledo, o monumento histórico “El Baño de la Cava” conta com um sistema de iluminação ligada da Philips, Color Kinetics.  Através da plataforma ActiveSite, é possível criar espetáculos de luz dinâmicos para as ocasiões especiais, tudo isto com a possibilidade de alterar a iluminação a partir de qualquer local, através de um dispositivo móvel. 

 

Os resultados falam por si: o número de visitas ao monumento aumentou 17%, de acordo com o Gabinete de Turismo de Toledo.

Várias publicações já estudam e analisam a forma como a iluminação melhora a habitabilidade das cidades.  Na publicação da Philips Lighting, Light for Public Space, escrita por Susanne Seitinger (Global Sub-segment Manager, public segment, professional Systems) e Antonia Weiss (Strategic Designer 2014-2015), a iluminação é definida da seguinte forma: “A luz está a converter-se rapidamente numa das ferramentas mais poderosas para dar nova vida às cidades e iniciar uma nova era de design urbano.”

 

Os quatro projetos revistos para esta avaliação de impacto e análise deram vida às suas respetivas áreas através de uma utilização criativa da iluminação. As instalações de iluminação realizadas vão para além do funcional, o fornecimento de luz básico, e funcionam como arte pública e uma ferramenta para alterar as perceções das cidades e das organizações representadas.

Ricardo Martins

Ricardo Martins

Smart City Business developer

Philips Lighting Spain and Portugal

LinkedIn