Gestão de elementos inteligente no mundo da Internet das Coisas

 

Para qualquer responsável pela manutenção e melhoria da infraestrutura de iluminação de uma cidade, estes são tempos interessantes.

À medida que a iluminação exterior passa a ser digital, as fontes de luz LED, luminárias, controlos de iluminação, sensores e software podem ser combinados em sistemas integrados e inteligentes que se adaptam ao declínio e fluxo da atividade urbana. Tirar partido do potencial digital da tecnologia de luminária LED também permite às autoridades municipais poupar energia, reduzir custos de manutenção e concretizar as suas ambições mais ampla de criar ambientes urbanos vibrantes e onde se pode viver para os seus cidadãos.

 

No futuro, a conectividade continuará a alargar-se para além do que está atualmente a acontecer.   Com a "Internet das Coisas (IoT - Internet of Things), o mais importante são os dados. Os dispositivos conectados comunicam expressamente com a finalidade de recolher dados e partilhar informações acerca deles mesmos, acerca do ambiente em que são utilizados e acerca das pessoas que os usam.

 

Escolher o sistema de iluminação pública certo permite a expansão das capacidades no futuro, de modo a que as cidades possam beneficiar de iluminação conectada através de sensores.

 

Enquanto que a instalação de LEDs em iluminação exterior é uma tendência em crescimento devido à elevada qualidade de luz e à eficiência energética, a manutenção dos sistemas de iluminação LED requer competências e processos diferentes.  E, quando combinada com exigências de reparação rápida, segurança e eficiência, pode colocar pressão adicional sobre a administração municipal e sobre os instaladores responsáveis pela manutenção e melhoria da infraestrutura de iluminação.   

 

Philips Service tag, um sistema de identificação exclusivo baseado em códigos QR colocado em todas as luminárias Philips de próxima geração, fornece identificação fácil da luminária, acesso no local a manuais de instalação e muito mais, minimizando a complexidade e facilitando a gestão inteligente dos elementos.

service tag