Ajudar uma cidade
a crescer
O projeto ambicioso procurava colocar nas luzes da ribalta o património ímpar de Badajoz. Ao exibir os locais históricos com iluminação arquitetural, a cidade conseguiu deixar de ser apenas uma vila fronteiriça, construída para a guerra, e transformou-se num destino turístico atrativo. No entanto, as luzes também tinham de exigir pouca manutenção e ser eficientes em termos energéticos.
A Iluminação Philips estava pronta para fazer história. Várias soluções LED foram utilizadas para iluminar os locais em cenas de cores dinâmicas. A ponte de Palmas foi transformada num glorioso monumento brilhante, adornado com luzes cristalinas que se refletem maravilhosamente nas águas abaixo. A Praça Alta tornou-se uma vistosa obra-prima de luz e arquitetura, com iluminação inspiradora proporcionada pelas luminárias Colorreach. As luzes emitem cores através dos arcos, criando efeitos de sombra cativantes. No centro da Praça, as lanternas de LED Metronomis proporcionam uma visibilidade irrepreensível com uma chama criativa que enriquece a atmosfera.
O projeto de iluminação ajudou Badajoz a progredir. As taxas de ocupação hoteleira já aumentaram em 6% e o rendimento anual da cidade aumentou em 360 000 euros em 2012. Trata-se de um resultado magnífico, especialmente tendo em conta a crise económica e o facto de que os visitantes de Badajoz são maioritariamente espanhóis.
O investimento inicial de cerca de um milhão de euros será compensado num período de dois anos. Esta rápida restituição foi possível através do maior rendimento turístico e da poupança de 79% em manutenção e energia proporcionada pelos LED.