Dar nas vistas com
uma iluminação deslumbrante
neste projeto foi muito simples. O apoio técnico prestado pela Philips ajudou-nos a realizar o melhor trabalho possível no menor período de tempo possível.”
- João Pedreño, Engenheiro, H-Tecnic
A autarquia de Lisboa tinha vários objetivos para a fonte. Para atrair os turistas e embelezar a cidade, tinha de ter uma atmosfera segura e agradável, bem como um aspeto que desse que falar às pessoas. Além disso, a autarquia pretendia que a nova iluminação da fonte poupasse pelo menos 50% em energia, em comparação com o sistema antigo.
A Philips tinha preparada uma solução de última geração. Foram colocadas luminárias submersíveis C-Splash2 à volta dos rebordos interiores da fonte, iluminando de forma dramática os jatos de água que são projetados para o centro. Uma luz luxuosa brilha de forma ascendente em direção às estátuas do cavalo e dos anjos, destacando a sua grandiosidade e fazendo com que os transeuntes parem para olhar.
Para manter o aspeto da instalação de luz original, desenvolvemos uma versão especial da C-Splash2 através de LED brancos que criam uma temperatura de luz quente de 4000 K. O sistema de cablagem que utilizámos permite que o equipamento esteja posicionado a uma distância máxima de 45 metros da fonte de alimentação. Esta tecnologia de cablagem limita as falhas de energia e reduz o custo da instalação, do funcionamento e da manutenção.
A C-Splash2 utiliza apenas 25 W de potência, face aos 300 W utilizados pela iluminação de halogéneo anterior. O equipamento LED e os sistemas de controlo modernos e eficientes em termos energéticos reduziram o consumo de eletricidade em 91%, ou seja, uma poupança monumental.