Conferir entusiasmo
a uma exposição
desta primavera, houve uma exposição no Superstudio Più, na via Tortona, que estava constantemente rodeada de visitantes. Era a instalação da Mimosa, desenhada pelo Jason Bruges Studio de Londres para demonstrar as possibilidades dos OLED (LED orgânicos) Lumiblade da Philips.”
- Jason Bruges Studio para Philips Lumiblade
O estúdio teve rapidamente uma ideia inspiradora para a exposição. Os elegantes OLED Lumiblade foram utilizados para criar um expositor que fizesse lembrar um campo de flores. Cada um dos 400 OLED foi disposto de modo a formar as pétalas que se podiam mover e mudar de cor. No seu estado sereno, apresentavam uma superfície plana brilhante. Mas, quando um visitante passava a mão por cima, os OLED reagiam. As pétalas reduziam a cor e, tal como faria uma mimosa, fechavam-se defensivamente.
Bruges pretendia explorar as propriedades dos OLED Lumiblade que lhe agradavam, bem como fazer algo divertido com eles. “Como designer”, afirmou, “o que chama imediatamente a atenção é o facto de serem muito finos. São um sistema de emissão de luz simples, fino e muito bom. Além disso, são controláveis – existem 255 níveis de brilho e a superfície espelhada transmite um branco intenso que pode ser quente ou frio.”
Além das suas capacidades de alteração de cor, os OLED também foram úteis devido à sua construção leve. Assim, foi mais fácil mover os OLED, o que deu a Bruges a ideia de criar uma instalação que pudesse mudar de forma.
O expositor Mimosa encantou todos aqueles que o viram na exposição e estava constantemente rodeado de visitantes. Desde então, a Philips tem sido abordada por várias organizações interessadas na apresentação da obra.
Cliente
Design de iluminação
Exposição
Atualmente a expor a escultura