de criar uma atmosfera agradável para os nossos pacientes e terapeutas, com aquele toque pessoal. O efeito que a luz tem nas pessoas não deve ser subestimado, e é por isso que estou convencido de que utilizar a iluminação da forma correta pode ter um efeito terapêutico benéfico.“
- Manfred Rönfeldt, Diretor Técnico de Psiquiatria, Oberhausen
Desde a sua abertura em 1978, a clínica sempre se dedicou aos cuidados aos pacientes. Quando o departamento conseguiu aumentar as instalações em mais 160 quartos, procurou um novo sistema de iluminação. Esperava-se que a iluminação agradável pudesse afastar os pensamentos dos hospitais assustadores e pouco convidativos, ajudando as pessoas a ver a clínica como um lugar amigável e atencioso.
A iluminação hospitalar Philips injetou alguma inovação nas instalações. Os diretores da clínica optaram pelo conceito da “Luz Pessoal”, que permite que os funcionários e os pacientes ajustem a iluminação dos quartos e dos corredores segundo as suas necessidades. Este nível de controlo individual é reconfortante para os pacientes e ajuda o pessoal médico a desempenhar as tarefas com maior facilidade.
A luz é fornecida principalmente pelas luminárias Rotaris e Savio. É possível optar pelas cores de luz de entre 2700 Kelvin (branco quente) e 6500 Kelvin (branco da luz do dia). Estes valores correspondem à luz natural existente no exterior, pelo que estes tipos de luz permitem que os níveis de melatonina e cortisol do corpo sejam ajustados seletivamente, produzindo uma resposta calmante ou estimulante. A intensidade e a cor da luz podem ser ajustadas separadamente ao tocar num botão.
Como resultado da nova iluminação do hospital, a clínica possui uma atmosfera reconfortante e acolhedora que ajuda a manter os pacientes à vontade.