Reduzir
a ansiedade
com luz
dois departamentos de neurocirurgia, no âmbito do projeto Hospilot, aumentaram o conforto e reduziram o consumo de energia. Uma experiência visual melhorada confirmada pelos nossos funcionários como uma excelente melhoria.”
- Henk Timmerman, Diretor do Edifício e Infraestruturas do UMCG
O objetivo fundamental do projeto Hospilot era poupar eletricidade. A finalidade era medir o efeito da tecnologia eficiente em termos energético em três hospitais europeus. O processo envolvia a medição do consumo de energia para aquecimento, ventilação, ar condicionado e iluminação ao longo de um ano e, posteriormente, ver a diferença que os novos sistemas conseguiam fazer.
A iluminação LED foi instalada no hospital para melhorar o conforto dos funcionários e dos pacientes e ao mesmo tempo reduzir a utilização de energia. As salas de dia e as salas de estar foram equipadas com iluminação descendente LED LuxSpace Mini e um sensor OccuPlus que regula automaticamente as luzes. Além disso, os próprios visitantes e pacientes podem alterar o ambiente através do controlador ToBeTouched, o que lhes transmite uma sensação reconfortante de controlo.
Para proporcionar uma luz agradável sem encandeamento nas unidades, foi adicionada iluminação LED descendente LuxSpace Compact. Nos lavabos, os LED LuxSpace Micro ativados pelo movimento desligam-se automaticamente quando o local está vazio, poupando energia. Os escritórios foram equipados com luminárias encastradas TL5 de baixa potência e o corredor foi equipado com LED SmartForm. Esta luz inovadora possibilita opções melhoradas de regulação e evita o encandeamento dos pacientes que estão a ser transportados em camas.
Os novos sistemas de iluminação permitem poupanças significativas e estão a encantar os funcionários. O Diretor Hank Timmerman afirma: “É excecional testemunhar a grande diferença que a luz pode fazer; melhorou realmente a experiência visual. Os funcionários realçaram que o ambiente de trabalho é agora muito mais agradável.”