Saiba como a iluminação de escritório está a ajudar a E.ON a definir novos padrões de sustentabilidade
não é possível ver as luminárias, apenas o teto. E, quando as luzes estão ligadas, dão uma sensação de luz diurna. Sentimo-nos quase como se estivéssemos no exterior.”
– Hans Björk, Diretor Técnico, E.ON Fastigheter Sverige AB
Quando a E.ON, uma empresa pioneira do setor energético, renovou os seus escritórios, procurou melhorar o ambiente de iluminação para os seus funcionários. No entanto, como líder em matéria de eficiência energética, também era crucial para a E.ON dar um bom exemplo aos seus clientes ao encontrar uma solução sustentável.
A iluminação LED era a solução perfeita. O escritório renovado era composto por três salas de projetos de grandes dimensões e dez salas de reuniões pequenas, além de uma área comum onde os funcionários podiam relaxar. Começámos por substituir as luzes fluorescentes existentes por painéis CoreView encastrados e focos encastrados StyliD Mini de 17 W. O resultado foi um ambiente agradável e leve que mantém os funcionários relaxados sem prejudicar a produtividade.
Na ampla área comum, adornámos o novo teto suspenso com luminárias de teto SoundLight Comfort. Estes equipamentos têm as mesmas dimensões dos mosaicos de teto, mas também proporcionam uma iluminação refrescante e simples, além de absorverem o ruído em excesso e eliminarem os ecos. Tal como todos os nossos produtos LED, os painéis SoundLight apresentam um consumo de energia significativamente inferior à iluminação de escritório tradicional. As luminárias integradas instaladas em todo o escritório são reguladas por meio de controlos DynaLite/DALI e Occuswitch. Além de permitirem aos utilizadores escolher manualmente entre cinco definições de iluminação, os controlos incluem regulação em função da luz do dia e deteção de movimento.
Dado que a utilização de luz artificial fica reduzida apenas ao estritamente necessário, a empresa consegue grandes poupanças de energia. Com um ambiente de trabalho melhorado e um consumo de energia reduzido, a E.ON concretizou todos os seus objetivos. Uma simples mudança para iluminação LED fez toda a diferença.
A substituição dos tubos T5 e T8 por iluminação LED resultou numa poupança de energia de 28% e 48%, respetivamente. Além disso, o funcionamento sem aumento de temperatura das lâmpadas LED reduzirá os custos com o ar condicionado no verão e, graças à sua vida útil prolongada, estas só terão de ser substituídas dentro de 15 anos.
Torre Sequana
Saiba como a iluminação de escritório está a ajudar a Torre Sequana a reduzir o consumo de energia
Bosch
Saiba como a Bosch está a utilizar a iluminação de escritório para criar um ambiente de trabalho produtivo e poupar energia
Grupo AB
Saiba como a luz ajudou a reunir um grupo multidisciplinar de especialistas em sustentabilidade
Escritórios da Citi
Saiba como a Citi reduziu o consumo de energia e as emissões de CO2 com iluminação de escritório.
Escritórios da Audi
Saiba como a Audi está a poupar dinheiro com iluminação de escritório energeticamente eficiente