Transformar praças urbanas
em pontos de encontro
Antes das renovações, as três praças eram locais muito diferentes. A Place Simon-Goulart era uma área de estacionamento, a Place de Saint-Gervais era um ilhéu direcional e a Place de Bel-Air era uma interface de transportes públicos pouco convidativa. No âmbito das transformações, as três praças precisavam de iluminação que estivesse em conformidade com o Plano de Iluminação de Genebra.
A Place Simon-Goulart tornou-se um amplo ponto de encontro para todas as gerações e inclui fontes e uma arquitetura apelativa. A iluminação de praças Philips foi utilizada para criar uma atmosfera segura e social capaz de atrair os residentes depois de escurecer. O sistema de iluminação encontra-se suspenso por cabos oito metros acima do nível da rua para libertar uma área tão vasta quanto possível no solo. Um “candelabro”, composto por três luzes de rua equipadas com LEDs, ilumina o centro da praça sem criar encandeamento desconfortável.
Na Place de Saint-Gervais, as luminárias de montagem em parede libertam espaço e favorecem um ambiente social confortável. Na Place de Bel-Air, foram instalados pontos LED RGB no topo de postes triangulares. Como se trata de uma praça batida pelo vento, as luzes foram programadas para mudar de cor de acordo com a velocidade do vento. Este efeito de alteração de cor é um tema de conversa entre os residentes e dá um novo sentimento de orgulho à zona.
A instalação de Genebra causou sensação no prestigiado concurso city.people.light da Philips de 2013, tendo sido galardoada com o terceiro prémio.