Saiba como a luz está a ajudar Rivas-Vaciamadrid a alcançar rapidamente um marco em sustentabilidade.
as metas que havíamos estabelecido para nós próprios: reduzir as emissões, melhorar a qualidade e a uniformidade e obter uma redução dos custos de 56%.”
– Carlos Ventura, Diretor de Telecomunicações, Autarquia Local de Rivas
O município de Rivas-Vaciamadrid tinha grandes planos. Conscientes do impacto do rápido crescimento da população, as autoridades locais lançaram o projeto “Rivas Emisiones 0”. O seu objetivo era reduzir as emissões de carbono em 50% até 2020 e tornar a cidade completamente neutra em emissões de carbono até 2030. Para tal, seria necessário substituir as lâmpadas de vapor de sódio e de haleto metálico da cidade por tecnologias ecológicas.
As lâmpadas LED eram uma solução de vanguarda. Foram instaladas luminárias Luma 1 e Luma Mini nas estradas, nas áreas residenciais e nos parques. Estas criam uma atmosfera acolhedora que faz os residentes sentirem-se confortáveis graças a uma luz uniforme de alta qualidade. A gama de iluminação com projetores LED ClearFlood deu uma nova vida aos caminhos pedonais e às áreas desportivas. A sua luz brilhante e nítida resulta num ambiente noturno seguro e confortável.
Em muitos casos, é possível instalar estas lâmpadas inovadoras nos postes de iluminação existentes, para uma instalação fácil. E, para poupar energia, é possível regular todos os novos equipamentos quando é necessária menos luz. Por exemplo, cada luminária é programada para fornecer 100% do nível de iluminação necessário durante as horas de tráfego intenso, 70% durante as horas de menor utilização das estradas e 50% durante as restantes horas de escuridão até ao nascer do sol.
No momento da redação desta página, o município havia substituído 82% das suas luzes por equipamentos LED. O consumo de energia foi reduzido em 56% e as emissões anuais de CO2 irão diminuir 990 toneladas.