Estas instalações de iluminação servem para muito mais do que proporcionar luz. Em muitos casos, aumentam o turismo ao incentivar o desenvolvimento económico, atribuindo à comunidade um sentimento de orgulho e revitalizando bairros que, a priori, poderiam ser menos atrativos nas cidades.
Para melhor compreender o impacto global destes projetos de iluminação, a Philips Lighting contratou a Boyette Strategic Advisors para a realização de uma avaliação de impacto e a análise de várias instalações.
O estudo inclui uma revisão do valor e dos benefícios que estes projetos de iluminação têm numa comunidade, incluindo a forma como uma exibição de iluminação arquitetural pode desenvolver ações conjuntas público-privadas, melhorar o compromisso público, promover o compromisso de uma cidade sustentável, aumentar o turismo, reforçar as relações com os sócios, etc.
Os projetos analisados pela Boyette Strategic Advisors são os seguintes:
• River Lights in the Rock, Little Rock, Arkansas
• The Bay Lights, São Francisco, California
• Gateway Community College Faces, New Haven, Connecticut
• District Hall, Boston, Massachusetts
Alguns valores importantes referentes ao estudo de todos estes projetos:
O projeto resulta do aproveitamento por parte das organizações e das cidades das suas instalações de iluminação, sendo obtido um maior impacto. Se maximizar a exposição da instalação através de ações de marketing, meios de comunicação e meios sociais, obterá um impacto social e cultural mais amplo, o qual conduz, assim, a um impacto económico, produto dos investimentos no turismo e no desenvolvimento económico.
Diariamente, cada vez mais cidades constatam a importância da luz para além da sua utilização funcional. A iluminação está a ser convertida numa ferramenta para impulsionar a participação da comunidade, promover a saúde e o bem-estar, revitalizar áreas anteriormente degradadas, etc.
Efetivamente, não é preciso olhar para o outro lado do oceano para encontrar exemplos. Em Toledo, o monumento histórico “El Baño de la Cava” conta com um sistema de iluminação ligada da Philips, Color Kinetics. Através da plataforma ActiveSite, é possível criar espetáculos de luz dinâmicos para as ocasiões especiais, tudo isto com a possibilidade de alterar a iluminação a partir de qualquer local, através de um dispositivo móvel.
Os resultados falam por si: o número de visitas ao monumento aumentou 17%, de acordo com o Gabinete de Turismo de Toledo.
Várias publicações já estudam e analisam a forma como a iluminação melhora a habitabilidade das cidades. Na publicação da Philips Lighting, Light for Public Space, escrita por Susanne Seitinger (Global Sub-segment Manager, public segment, professional Systems) e Antonia Weiss (Strategic Designer 2014-2015), a iluminação é definida da seguinte forma: “A luz está a converter-se rapidamente numa das ferramentas mais poderosas para dar nova vida às cidades e iniciar uma nova era de design urbano.”
Os quatro projetos revistos para esta avaliação de impacto e análise deram vida às suas respetivas áreas através de uma utilização criativa da iluminação. As instalações de iluminação realizadas vão para além do funcional, o fornecimento de luz básico, e funcionam como arte pública e uma ferramenta para alterar as perceções das cidades e das organizações representadas.