Assim, a cidade norte-americana de Los Angeles será a primeira cidade do mundo a controlar os seus sistemas de iluminação através de tecnologias móveis. Para tal, o primeiro passo foi substituir a iluminação convencional por iluminação LED; o segundo foi obter um sistema que permitisse geri-la de forma eficaz, independentemente do fabricante da luminária.
É neste momento que o Philips City Touch entra em cena. Toda a iluminação é controlada através desta tecnologia, pelo que é possível regular a intensidade luminosa de áreas ou ruas específicas a partir do departamento de iluminação rodoviária da cidade (LA’s Bureau of Street Lighting). Graças a esta nova solução, poupa-se energia, reduz-se a manutenção em toda a instalação e as ruas ganham uma luz de qualidade. No entanto, os benefícios vão mais além do plano económico: uma melhor iluminação aumenta a segurança e, aliada à pedonalização de ruas proposta pelo presidente da câmara Garcetti, promove a revitalização dos bairros.
Mas o que é o City Touch? É um sistema para controlar de forma remota a iluminação da cidade. Cada luminária está equipada com um dispositivo diferenciado com um chip de tecnologia móvel “plug and play”, que permite que cada ponto se identifique a si mesmo. Deste modo, a central sabe exatamente onde se encontra cada ponto e pode controlar, de forma remota, não só a ação de ligar ou desligar, mas também a quantidade de energia que está a consumir ou se requer manutenção. Esta ligação sem fios pode aplicar-se a qualquer uma das luminárias já existentes na cidade e, deste modo, todas podem ser agrupadas por ruas, bairros, zonas, diagramas, atividades, etc., permitindo uma organização flexível e exata que pode ser controlada e gerida através de qualquer browser.